sábado, 26 de setembro de 2015

Centenário de Nossa Senhora de Czestochowa em Pinheiral - Parte 1

Domingo dia 6 de setembro, ocorreu em Pinheiral, município de Major Gercino - Santa Catarina a festa comemorando o centenário de nossa senhora de Czestochowa nesta mesma localidade.

Reprodução de Nossa Senhora de Czestochowa por Djeka


Imagens idênticas a esta se encontram também nas localidade de Valsugana e também Trombudo no município de Nova Trento - SC.

Pinheiral é uma das comunidades que foram colonizadas em sua grande parte por poloneses. Faz divisa com Valsugana e Nova Galícia(Galicja). Até 1935 Pinheiral, Nova Galícia e Valsugana pertenciam à Paroquia São Vírgilio de Nova Trento, sendo que a partir deste ano, as duas primeiras passaram a fazer parte da jurisdição da Paroquia do Sagrado Coração de Jesus de Boiteuxburgo, segundo a historiadora Maria Theresinha Sobierajski Barreto em seu livro Poloneses em Santa Catarina(1983). 

A comunidade foi presenteada com uma reprodução do quadro da Madona Negra pelas mãos da artísta plástica neotrentina Maria José Montibeller Dalri, popular Djeka.

Fiéis da comunidade do Pinheiral, das comunidades e municípios vizinhos participaram da celebração comemorativa.







Altar da Igreja com o quadro de trazido da Polônia pelos primeiros poloneses que chegaram ao Pinheiral




Djeka, Dona Neide e amigos

Djeka e a senhora Ana Zielinski Kubiak
Pais da senhora Ana Zielinski Kubiak, que trouxeram o primeiro quadro da Madona diretamente da Polônia

O Senhor Paulo Gazdzicki, um dos poucos na região que ainda falam o idioma polônes

 Para finalizar esta primeira parte do Post, abaixo fica o vídeo da música "Nossa senhora de Monte Claro" de Celso Taborda.
                              
                   
                          

O velho Órgão - Instrumento que outrora embalava a melodia dos cânticos entoados pelos devotos que viviam ali, em Pinheiral


Do zobaczenia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário